PrimerBiz – Cadastro de Menu

  Manuais

Endereço

Editor de Conteúdo / Menu

Visão Geral

Este capítulo tem como objetivo auxiliar o usuário na criação, alteração, inativação e pesquisa de menu próprio, criado pelo usuário. Ou seja, o PrimerBiz dá ao usuário, se assim definido pelo administrador, a possibilidade de personalização própria do menu do sistema, que vamos chamar aqui de Menu Genérico.

Importante – Esta funcionalidade do sistema está atrelada a outra funcionalidade chamada Conteúdo, dentro de Edição de Conteúdo. Isso quer dizer que, antes de editar conteúdos você precisa criá-los e dar nomes a eles, primeiramente, através do Menu, no caso, o capítulo que estamos tratando aqui.

Procedimentos

Para cadastrar um novo Menu Genérico, clique no botão “Adicionar”.

Botão Adicionar em destaque

Selecione no campo Tipo o correspondente, “Página de conteúdo genérico” ou “Página externa”.

Em “Página externa”, há a possibilidade de acessar links externos. Em “Página de conteúdo genérico”, basicamente inserimos textos. Vamos exemplificar isso melhor no capítulo do manual – Conteúdo.

Caso o tipo selecionado seja “Página externa”, um campo de endereço se abrirá e deverá ser preenchido com o endereço / link de redirecionamento como, por exemplo “www.google.com”.

Após definir o Tipo, identifique os próximos campos com o Nome que deverá aparecer no Menu e, em seguida, o Título desse Menu Genérico, que aparecerá na linha superior da tela, ou seja, será exibido quando a página for aberta.

Campos Nome e Título em destaque

Em Nova Aba, informe se este novo Menu Genérico deverá ser aberto em uma nova aba dentro do navegador do sistema e, no campo ao lado em Menu Pai, selecione um dos menus principais onde deverá ser aberto esse Menu Genérico.

Após preencher os campos, clique em “Salvar” para salvar os dados. Veja abaixo como esse Menu Genérico criado e respectivo Título aparecerá na tela.

Identificação de exemplo de Menu criado e respectivo Título em destaque

Para listar os menus cadastrados, clique em “Pesquisar”. Caso queira filtrar os resultados, é possível digitar um nome de menu, selecionar um tipo ou definir se deve listar todos os menus ativos ou inativos. Para listar todos os menus cadastrados, deixe os filtros em branco.

Botão Pesquisar em destaque

Todos os Menus de criação própria serão apresentados na tela.

Área de apresentação de novos Menus cadastrados em destaque

Para atualizar e/ou modificar algum Menu próprio, basta listar usando o método apresentado anteriormente e, em seguida, clicar no ícone lápis na linha correspondente ao menu que deseja alterar.

Botão Alterar em destaque

Após clicar no ícone lápis, os campos para edição serão apresentados com as informações cadastradas anteriormente. Faça as modificações necessárias e clique em “Salvar” para que as alterações sejam salvas.

Para inativar algum menu genérico, basta clicar em Pesquisar, conforme apresentado anteriormente e, em seguida, clicar no ícone lixeira na linha correspondente ao menu que deseja inativar.

Botão Inativar Menu em destaque

Após clicar no ícone lixeira, você deverá confirmar se deseja realmente inativar o menu. Caso sim, clique em “Inativar” para que o menu seja inativado e indisponível para acesso.

Mensagem de confirmação referente inativação de menu próprio

Após, confirmar no botão Inativar, a seguinte mensagem será apresentada.

Mensagem de Sucesso referente inativação de menu genérico

Caso queira reativar um determinado menu genérico inativado, basta clicar no botão lápis do menu inativado que deseja reativar e executar os procedimentos de atualização, ou seja, no campo Ativo, selecionar a opção “Sim” e, por fim, clicar no botão “Salvar”.

Campo Ativo em destaque

Os campos marcados com asterisco ( * ) são de preenchimento obrigatório.