PrimerBiz – Importação de Dados

  Manuais, PrimerBiz, Utilitários

Endereco

Utilitários / Importação de Dados

Visão geral

Essa documentação tem como objetivo auxiliar o usuário na importação de dados via arquivo de extensão .csv. Essa importação geralmente é utilizada para agilizar o início do uso do sistema pelo usuário, trazendo dados de outros sistemas ou de plan

Procedimentos

Para iniciar uma nova importação, clique no botão “Importar”.

Botão “Importar” em destaque.

Selecione o conteúdo da importação e clique no botão “Gerar Arquivo”. Importante ressaltar que é possível importar somente conteúdos que ainda não possuem cadastros feitos manualmente em suas respectivas telas de cadastro ou que ainda não foram importados.

Botão “Gerar Arquivo” em destaque.

Após clicar no botão “Gerar Arquivo” será feito o download de um modelo de arquivo que deve ser utilizado na importação. O arquivo poderá ser aberto em um editor de planilhas como o Excel ou LibreOffice Calc, por exemplo. Configure seu editor de planilhas para separar células por ponto-e-vírgula, caso contrário, a importação não poderá ser realizada.

O arquivo modelo terá três linhas já preenchidas. A primeira linha informa o campo a ser preenchido. A segunda linha informa o tipo de dado que pode ser preenchido TEXTO, NUMÉRICO, DECIMAL ou DATA (sendo este último apenas no formato dia/mês/ano), a quantidade máxima de caracteres permitida (ultrapassando essa quantidade o texto será cortado) e a informação de obrigatoriedade de preenchimento. A terceira linha informa possíveis opções de preenchimento de alguns campos, onde o preenchimento deve ser realizado exatamente como indicado na lista de opções.

Exemplo de arquivo de modelo de importação.

Os cadastros devem iniciar à partir da linha 4 e cada cadastro deve ficar em uma única linha.

Após preencher o arquivo modelo com os cadastros, salve-o e envie-o de volta selecionando-o e clicando no botão “Importar”.

Botão “Importar” em destaque.

Após clicar no botão “Importar”, o arquivo será processado e serão exibidas duas tabelas apresentando as linhas formatadas corretamente e incorretamente. No exemplo abaixo, a linha indicada como não formatada corretamente possui um campo obrigatório (NCM) não preenchido. Caso tenha pelo menos uma linha formatada corretamente, clique no botão “Salvar” para salvar as linhas formatadas corretamente ou cancele a importação se desejar.

Botão “Salvar” em destaque.

Há também a possibilidade de uma linha estar formatada corretamente mas com dados inválidos que não poderão ser salvos. Nessas situações, o usuário poderá manter salvo apenas as linhas com dados válidos clicando no botão “Manter importação” ou descartar a importação clicando no botão “Cancelar importação”.

Botão “Manter importação” em destaque.

Caso a importação possua dados inválidos e o usuário opte por cancelar, poderá ser baixado um arquivo somente com as linhas válidas e um arquivo somente com as linhas inválidas, clicando em “Baixar Arquivo”.

“Baixar Arquivo” em destaque.

Para pesquisar importações realizadas utilize o filtro conteúdo e clique no botão “Pesquisar”.

Botão “Pesquisar” em destaque.

Para visualizar dos detalhes de uma importação, pesquise utilizando o procedimento de pesquisa apresentado anteriormente e clique no ícone de visualização na linha da importação que deseja visualizar.

Ícone de visualização em destaque.

Após clicar no ícone de visualização, será exibido no topo da tela o tipo de conteúdo da importação, a data da importação e o usuário que realizou a importação. Logo abaixo serão exibidas as linhas que foram importadas e as linhas que apresentaram erros por dados inválidos. Para retornar à tela anterior, clique no botão “Voltar”.

Botão “Voltar” em destaque.