Primeiro Acesso
Caso esse seja seu primeiro acesso, você deve ter recebido um e-mail com o seu endereço para acesso ao sistema, um usuário e uma senha, esse usuário, será o administrador do sistema.
Ao usuário administrador é permitido o acesso a todos os módulos do sistema e possui todas as permissões de uso e trabalho. Portanto, este é um usuário fundamental no cadastramento, gerenciamento de acessos e permissões de todos os usuários.
O passo seguinte é alterar a senha do usuário administrador.
Alterar senha de acesso;
A seguir, apresentamos a relação de acesso às orientações para o uso do PrimerBiz, para tanto, basta clicar na palavra evidenciada.
I – Cadastros Iniciais: Usuários e Permissões
O segundo passo é iniciar o cadastramento das pessoas que irão utilizar e operar o PrimerBiz, quais módulos vão acessar e quais seus privilégios de uso.
Para estas ações, clique nas palavras evidenciadas:
II – Cadastrando Produtos
Após o Primeiro Acesso e a Etapa I – Cadastros Iniciais, os produtos devem ser cadastrados e, para tanto devem ser cadastradas, inicialmente, as informações abaixo:
III – Cadastrando Empresas, Fornecedores, Clientes e demais
Este cadastramento deverá ser iniciado pelas empresas, seguido do cadastramento de transportadoras, representantes, fornecedores, classificação fiscal, clientes, cfop, formas de pagamento, e condições de pagamento.
Com as informações dos cadastros acima já consistidas, devem ser cadastrados sala de estoque, grupos e subgrupos que compões o produto e, em seguida, o produto propriamente dito (tipo, descrição, unidade, etc.).
IV – Pedido de Venda
Uma vez cadastradas as informações dos itens anteriores, o Pedido de Venda está apto de ser utilizado, utilizando a opção venda.
Um lembrete importante: é necessário a elaboração do inventário físico para a definição da posição inicial do estoque. Este inventário é lançado através da movimentação de produto. Uma vez aprovado o pedido de venda, e emissão da nota fiscal pode ser providenciada.
V – Emissão da NFe
Com o pedido de venda lançado e aprovado, a emissão da nota fiscal pode ser realizada.
Normalmente, na emissão da NFe são geradas as informações dos títulos a receber.
O sistema gera esses títulos e, automaticamente, registra os mesmos no contas a receber.
Um lembrete importante: além do certificado digital já estar disponibilizado, todas as informações anteriores, também, devem estar consistidas e cadastradas pois fazem parte do pedido de venda.
VI – Contas a Receber
As informações financeiras são essenciais para o fluxo a receber da empresa. Para as ações de recebimento dos títulos, as informações nos cadastros de centro de custos, plano de contas, conta corrente, histórico bancário, já devem estar cadastradas e consistidas.
VII – Gerando a Cobrança Bancária
Após os lançamentos dos títulos no contas a receber as cobranças bancárias (boletos) devem ser geradas. Para tanto, escolhe-se a cobrança e o banco e, manualmente, gera-se um boleto bancário, em seguida, gera-se o arquivo remessa para ser enviado ao banco. Diariamente é feito o retorno dos arquivos de cobrança do banco especificado atualizando-se a conta corrente.
VIII – Contas a Pagar
Junto com o fluxo a receber, o fluxo a pagar é uma das ferramentas fundamentais para as ações financeiras.
De modo semelhante ao aos cadastros do contas a receber, as informações no cadastro dos demais cadastros (centro de custos, conta corrente, histórico bancário, etc.) já devem estar consistidas.
IX – Conta Corrente, Extrato Bancário e Movimentação Bancária
Ao liquidar um título a receber ou a pagar, manual ou automaticamente, o valor movimentado é lançado, conforme a operação débito ou crédito, na conta bancária designada para receber esta movimentação através da movimentação bancária.
Desse modo, o sistema apresentará o extrato bancário com duas visualizações possíveis, o da empresa e o extrato da instituição bancária. Por meio da conciliação bancária o resultado do saldo bancário será coincidente entre as contas Empresa e Banco.
X – Compras
Este módulo gera o pedido de compra dos produtos. O lançamento é simples e utiliza, praticamente, todas as informações já cadastradas e consistidas anteriormente.
Uma vez recebida, conferida e liberada a NFe (danfe e .xml) correspondente à essa compra, os valores financeiros e quantidades especificadas são, automaticamente, lançados como entrada na movimentação de produto e na movimentação do contas a pagar.
XI – Produção – Ficha Técnica
O módulo de produção é o responsável pela disponibilização do produto acabado, no estoque, para a venda. Após consistidas as informações dos produtos, como matéria prima, material de embalagem, etc., o passo seguinte é cadastrar tipo de recurso, especificações e, somente após deve-se proceder o cadastramento da ficha técnica ou fórmula ou, ainda, descritiva do produto.
XII – Ordens de Produção
A emissão das ordens de produção reque o cadastramento prévio das informações de: centro de trabalho, recursos, manutenção, pausa e defeito. Com todas essas informações cadastradas e consistidas pode-se, então, emitir uma ordem de produção.
A ordem de produção, ao ser finalizada, fará a movimentação de entrada dos produtos para a devida atualização do saldo em estoque.