PrimerBiz – Nota Fiscal Especial

  Faturamento, Manuais, PrimerBiz

Endereço

Faturamento / Nota Fiscal Especial

Visão geral

Essa documentação tem como objetivo auxiliar o usuário no cadastro, alteração, além das questões legais quanto a manutenção de notas fiscais. Esse ambiente é utilizado para o caso de notas não convencionais, ou seja, que fujam do fluxo comum de venda e/ou industrialização e possuem alguma regra que não esteja no padrão cadastrado no sistema.

Criando uma nota fiscal especial

Para criar uma nova nota fiscal especial, clique no botão adicionar.

Botão “Adicionar” em destaque.

Após clicar no botão “Adicionar”, selecione se deseja emitir uma nota com referência. Caso selecione a opção “Não”, será redirecionado diretamente para o formulário de cadastro.

Opções de emissão da nota.

Ao selecionar a opção “Sim”, selecione uma opção para busca da referência.

Opções para busca da referência.

Ao clicar no botão “Chave”, informe o número da chave, selecione uma opção de referência e clique no botão “Pesquisar”.

Botão “Pesquisar” em destaque.

Ao clicar no botão “Nota Cliente”, selecione um cliente, informe o número da nota, selecione uma opção de referência e clique no botão “Pesquisar”.

Botão “Pesquisar” em destaque.

Ao clicar no botão “Nota Própria”, selecione uma empresa, informe o número da nota, selecione uma opção de referência e clique no botão “Pesquisar”.

Botão “Pesquisar” em destaque.

No topo do formulário, selecione as opções de finalidade da nota, se a deverá movimentar o estoque, estoque cliente e selecione o tipo de destinatário.

Campos no topo do formulário.

Os demais campos do formulário podem ser preenchidos automaticamente de acordo com a referência adicionada.

O formulário está dividido em abas.

Abas do formulário de nota fiscal especial.

Na aba “Principal” as informações do destinatário e endereço de faturamento e de entrega serão preenchidos automaticamente de acordo com o destinatário selecionado. Os demais campos estarão disponíveis para preenchimento.

Seção “Outras Informações”, disponível para preenchimento na aba “Principal”.

Na aba “Lançamentos” é possível inserir os itens que farão parte da nota. Para isso, selecione um item, preencha as informações e clique no botão “Incluir”.

Botão “Incluir” em destaque.

Após inserir, o item será listado em uma tabela abaixo. Caso deseje excluir um item do pedido, clique no botão “Excluir” na linha do item que deseja excluir.

Botão “Excluir” em destaque.

Caso deseje alterar as informações de um item já adicionado, clique no botão “Editar” na linha do item que deseja editar.

Botão “Editar” em destaque.

Ao clicar no botão “Editar”, o item será removido da tabela e os campos da aba lançamento serão preenchidos automaticamente para que seja alterado somente as informações desejadas. Após editar, clique no botão “Incluir” para que o item seja reinserido na tabela abaixo.

Botão “Incluir” em destaque.

Na aba observações, informe observações internas e externas.

Campos da aba observações.

Na aba “NFs Referenciadas” é possível incluir notas para que os lançamentos de cada nota referenciada sejam adicionados automaticamente na nova nota fiscal especial. Para isso, informe o número da chave, selecione uma opção de referência e clique no botão “Incluir”. Após a inclusão, a referência será incluída em uma tabela abaixo e os seus itens serão adicionados automaticamente na tabela da aba “Lançamentos”.

Botão “Incluir” em destaque.

Na aba “Diversos”, insira informações diversas sobre o pedido e faturamento.

Campos da aba “Diversos”.

Após preencher todo o formulário, clique no botão “Salvar” para finalizar e salvar o pedido. Todos os campos marcados com “*” são de preenchimento obrigatório. Caso deseje, clique no botão “Cancelar” e o pedido não será salvo.

Botão “Salvar” em destaque.

Pesquisando notas/pedidos

Para pesquisar uma ou mais notas/pedidos, utilize os campos de busca. A busca pode ser feita por número de pedido, razão social ou status (aguardando envio, enviada, cancelada ou denegada). Após preencher, clique no botão “Pesquisar”. Caso deseje listar todas as notas/pedidos, basta manter os campos de busca vazios.

Botão “Pesquisar” em destaque.

Alterando uma nota/pedido

Para alterar uma nota/pedido, basta listá-la utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Alterar Pedido” (ícone do lápis), na coluna “Ações do pedido”, na linha do pedido que deseja alterar, para abrir a tela de edição.

Botão “Alterar Pedido” em destaque.

O formulário de edição é exatamente igual ao de cadastro, portanto, caso haja dúvidas de como preenchê-lo, consulte o início deste manual.

Após fazer as alterações desejadas, clique no botão “Salvar”. Caso deseje, clique no botão “Cancelar” e as alterações serão descartadas.

Botão “Salvar” em destaque.

Aprovando uma nota/pedido

Para aprovar uma nota/pedido, basta listá-la utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Aprovar Pedido”, na coluna “Ações do pedido”, na linha do pedido que deseja aprovar.

Botão “Aprovar Pedido” em destaque

Selecione a forma como deseja aprovar a nota, parcial ou total.

Opções de aprovação.

Ao selecionar a opção “Parcial”, será aberta a tela de edição para que seja informado manualmente a quantidade a aprovar de cada item da nota/pedido. Para isso, clique no botão “Alterar” na linha do item desejado.

Botão “Alterar” em destaque.

Ao clicar no botão “Alterar”, informe a quantidade a aprovar e clique no botão “Alterar” para confirmar a alteração. Caso deseje, clique no botão “Cancelar” e a alteração não será salva.

Botão “Alterar” em destaque.

Após informar a quantidade a aprovar para cada item, clique no botão “Salvar”. Caso deseje, clique no botão “Cancelar” para cancelar o processo.

Botão “Salvar” em destaque.

Ao selecionar a opção “Total”, o pedido será aprovado com a quantidade total de itens.

Visualizando uma nota/pedido

Para visualizar uma nota/pedido, basta listá-la utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Visualizar Pedido”, na coluna “Ações do pedido”, na linha do pedido que deseja visualizar.

Botão “Visualizar Pedido” em destaque.

Ao clicar no botão “Visualizar Pedido”, serão apresentados todas as informações e itens da nota/pedido. Na visualização, as informações ficam indisponíveis para alteração.

Reabrindo uma nota/pedido

Notas aprovadas ou faturadas podem ser reabertas para alterações. Para isso, basta listá-la utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Reabrir pedido”, na coluna “Ações do pedido”, na linha do pedido que deseja reabrir.

Botão “Reabrir pedido” em destaque.

Cancelando uma nota/pedido

Para cancelar uma nota/pedido, basta listá-la utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Cancelar pedido”, na coluna “Ações do pedido”, na linha do pedido que deseja cancelar.

Botão “Cancelar pedido” em destaque.

Imprimindo uma nota/pedido

Para imprimir uma nota/pedido, basta listá-la utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Imprimir Pedido”, na coluna “Ações do pedido”, na linha do pedido que deseja imprimir.

Botão “Imprimir Pedido” em destaque.

Após clicar no botão “Imprimir Pedido”, será feito o download da nota/pedido em formato PDF.

Download da nota/pedido.

Faturando uma nota/pedido

Para faturar uma nota/pedido, basta listá-la utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Faturar Nota Fiscal”, na coluna “Ações da nota fiscal”, na linha do pedido que deseja faturar.

Botão “Faturar Nota Fiscal” em destaque.

Após clicar no botão “Faturar Nota Fiscal”, serão apresentadas as informações da nota/pedido. Ao final da tela, clique no botão “Faturar”, ou clique no botão “Cancelar” para cancelar o processo.

Botão “Faturar” em destaque.

Cancelando uma nota fiscal

Para cancelar a nota fiscal de um pedido, basta listá-lo utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Cancelar Nota Fiscal”, na coluna “Ações da nota fiscal”, na linha do pedido que deseja cancelar a nota fiscal.

Botão “Cancelar Nota Fiscal” em destaque

Após clicar no botão “Cancelar Nota Fiscal”, justifique o cancelamento. A justificativa deve conter no mínimo 15 caracteres.
Após justificar, clique no botão “Confirmar”, ou clique no botão “Cancelar” para cancelar o processo.

Botão “Confirmar” em destaque.

Adicionando uma carta de correção

Para adicionar uma carta de correção a um pedido, basta listá-lo utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Carta de Correção”, na coluna “Ações da nota fiscal”, na linha do pedido que deseja adicionar a carta de correção.

Botão “Carta de Correção” em destaque.

Após clicar no botão “Carta de Correção”, descreva a carta de correção. A descrição deve conter no mínimo 15 caracteres.
Após descrever, clique no botão “Confirmar”, ou clique no botão “Cancelar” para cancelar o processo.

Botão “Confirmar” em destaque.

Reimprimindo o DANFE

Para reimprimir o DANFE de um pedido, basta listá-lo utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Reimprimir DANFE”, na coluna “Ações da nota fiscal”, na linha do pedido que deseja reimprimir o DANFE.

Botão “Reimprimir DANFE” em destaque.

Enviando o DANFE por e-mail

Para enviar o DANFE de um pedido por e-mail, basta listá-lo utilizando o procedimento apresentado anteriormente e clicar no botão “Enviar DANFE por e-mail”, na coluna “Ações da nota fiscal”, na linha do pedido que deseja enviar o DANFE por e-mail.

Botão “Enviar DANFE por e-mail” em destaque.